Bem Vindo.

Aqui você fica por dentro das mais novas notícias relacionadas a atividade turística em diversas localidades do Brasil e do mundo. Não são apenas postagens de destinos, pacotes, novidades etc., mas, principalmente, vamos apontar e debater as estratégias de planejamento, organização, direção e acompanhamento para um melhor desenvolvimento da atividade turística nas localidades de forma gradativa, contínua e integrada, criando assim, uma rede participativa de caráter consultivo e, acima de tudo, construtivo. Lembrando que a linha para a elaboração desta cadeia produtiva segue modelos de planejamento adotados pelos órgãos oficiais de turismo, referências bibliográficas de especialistas e experiências de profissionais e populares.


Segmentação Turística - Desenvolvimento Organizado

Cap. 01: Turismo - Conceitos e Definições.

Etimologia do Turismo

                Segundo a maioria dos autores a palavra turismo vem do idioma francês, tourisme, porém alguns dicionários de língua portuguesa citam que a palavra turismo vem do inglês, isso pelo fato do termo tour ter sido usado inicialmente na Inglaterra no ano de 1760 de acordo com as informações contidas no dicionário inglês “The Shorter Oxford English Dictionary” editado no ano de 1950 em Oxford. De acordo com a 35ª edição do dicionário brasileiro Globo, a palavra vem do inglês, tourism ou do francês touriste e quer dizer: gosto por viagem; viagens de recreio. Talvez se prefira dizer que a palavra vem do inglês em virtude da atividade turística ter surgido na Inglaterra.


Definição de Turismo

As definições ora apresentadas fundamentam-se no conceito de turismo estabelecido pela Organização Mundial de Turismo - World Tourism Organization (OMT /WTO) em 1991, adotado oficialmente pelo Brasil, que compreende:

“as atividades desenvolvidas pelas pessoas ao longo de viagens e estadas em locais situados fora do seu enquadramento habitual, por um período consecutivo que não ultrapasse um ano, para fins recreativos, de negócios, ou outros.”

            Mas, podemos dizer que turismo é entendido pelo conjunto de atividades e serviços planejados que visam promover o deslocamento de pessoas para uma localidade que não seja a sua habitual, onde possam consumir serviços de traslados, hospedagem, alimentos e bebidas, e outros serviços disponibilizados pelo trade–turístico.



Definição de Visitante, Turista e Excursionista:

Foi definido no Congresso “Viagens Internacionais e Turismo” realizado em Roma no ano de 1963, patrocinada pela OMT (Organização Mundial de Turismo), antiga Iuoto (União Internacional das Organizações Oficiais de Viagens) que:

Visitante – é toda a pessoa que se desloca temporariamente para fora da sua residência habitual, quer seja no seu próprio país ou no estrangeiro, por uma razão que não seja a de aí exercer uma atividade remunerada.

Turista - é todo o visitante temporário que permanece no local visitado mais de 24 horas.

Excursionista – é todo o visitante temporário que permanece fora da sua residência habitual menos de 24 horas.

            Ficou definido também nesta conferência que os passageiros de aeronaves que não deixam os limites das áreas de trânsito dos aeroportos, não são considerados turistas, visitantes ou excursionistas.